Tipos de vidro

Vidro laminado

É o conjunto de duas ou mais chapas de vidro que tenham sido submetidas a um processo de laminação – onde são unidas por película plásticas denomina poli vinil butiral (PVB). O vidro laminado atende as exigências mais especiais de segurança, controle de calor de radiação ultravioleta. Conte com o serviço de envidraçamento de sacadas com vidro laminado da Masalli.
O envidraçamento de sacadas com vidro laminado da Masalli garante a você que, caso o vidro laminado se quebre, seus fragmentos permaneçam presos à película intermediaria, reduzindo as chances de acidentes. Tal película possui alta resistência elástica, absorvendo o impacto de objetos que provoquem a quebra do vidro. Essa característica garante que o vão continue fechado, ou seja, que evite a passagem ate que seja providenciada a substituição o vidro danificado.
A película plástica do laminado com polivinil butiral (PVB) contida no processo de envidraçamento de sacadas com vidro laminado filtra até 99,6% dos raios ultravioletas (radiação abaixo de 360 nanômetros, os principais responsáveis pelo descoloramento de móveis, tecidos e objetos). Os laminados possibilitam, também, uma redução de ruídos indesejáveis superior à dos vidros monolíticos. Esse desempenho superior deve-se ao amortecimento das vibrações sonoras no vidro e, principalmente, em sua película plástica.

Vidros temperados

O vidro submetido a tratamento térmico de temperatura consiste no processo de aquecimento gradativo até se atingir a temperatura de 700°C (estado plástico), seguindo de um brusco resfriamento que provoca no vidro tensões internas (tração e compressão), conferindo-lhe resistência a impactos frontais e variações de temperatura. O vidro temperado é considerado como um vidro de segurança porque evita a ocorrência acidentes graves. Em caso de quebra, seja em qual for o ambiente, o vidro se fragmenta em pequenos pedaços de bordas pouco cortantes, minimizando o risco de ferimento profundo. O vidro temperado possui também maior resistência a flexão que os vidros comuns e pode suportar diferenças de temperaturas de ate 200°C.

Vidro temperado com película de segurança

Para agregar segurança ao vidro temperado (de maior resistência a impacto frontal), pode ser aplicada uma película de segurança de poliéster na superfície do material, assim, se o vidro quebrar, o filme, que deve ter espessura mínima de 0,4mm, retém os estilhaços, mantendo a integridade do vão e de quem estiver por perto.

Aplicada na face externa do vidro, a película de segurança deve ser ancorada no caixilho para que, em caso de quebra, não despenque junto com o painel. O ancoramento pode ser feito com silicone estrutural ou perfis metálicos. A película de segurança tem vida útil limitada de 5 a 8 anos. Ela é aplicada na face externa do vidro e pode sofrer ranhuras com o tempo, requerendo cuidados especiais, inclusive no que se refere a limpeza, pois ressalta-se que, ao inverso do que acontece com o vidro laminado, a película não está entre os vidros, mas sim em uma das suas faces, no caso da aplicação em sacadas e varandas, na face interna do ambiente vidrado.